Logos | redesign de marcas – parte 1
05 OUTHoje começamos uma série de artigos sobre redesign de marcas, tema que serve de inspiração e referência para outros trabalhos, além de nos levar a uma reflexão sobre tendências e também sobre a evolução no processo de branding que cada marca desenvolve dentro de sua trajetória ao longo dos anos.
Veremos nos exemplos a seguir que o maior objetivo do redesgin é tornar a marca atual e para se aproximar ainda mais de seu público. Porém nem sempre segue este padrão. Cada mercado tem uma singularidade a ser explorada. Vejamos a seguir.
Atualizado – 10/07/2012
Vejam também a continuação da parte 1 da nossa série redesign de marcas.
Pão de Açúcar
As principais diferenças no redesign da rede de supermercados Pão de Açúcar são os traços mais arredondados e orgânico, com uso de gradientes e transparência, tudo com tons da mesma cor e a alteração na posição – da lateral para a parte superior, aumentando o espaço entre os dois símbolos. A tipografia também sofreu alterações, com maior leveza e curvas. O projeto é assinado pela FutureBrand.
Walmart
No caso da rede de supermercados Walmart, sua estrela recebeu maior destaque sendo posicionada ao lado do nome e com outra cor. O azul também ficou mais claro e o nome da marca deixou sua tipografia em caixa alta para outra tipografia mais leve e curvilínea. O projeto é assinado pela Lippincott.
Cielo
O caso da marca Cielo foi bem diferente dos demais. Ela surgiu através da VisaNet e sua marca não tem absolutamente nenhum aspecto visual que lembre sua antecessora. Até mesmo porque o principal objetivo seria se distanciar do nome Visa. De qualquer forma, não deixa de ser um exemplo interessante de um redesign completo, incluindo até mesmo o processo de (re)naming. O projeto é assinado pela FutureBrand.
Tintas Coral
O caso das tintas Coral é mais clássico. Percebe-se pela tipografia que a marca é mais tradicional. No resultado de seu redesign, observamos que ocupa melhor o espaço e traz maior movimento com sua tipografia. O tom mais contemporâneo está presente em seu novo desenho e sua nova cor ajuda muito. O projeto é assinado pela 100% Design.
Citroën
A marca automotiva francesa procurou trazer um ar mais sofisticado e moderno para o seu visual. Tanto o aspecto metálico e suas curvas empregadas nos dois “chapéus” quanto a tipografia mais ousada e compacta mostram muito bem o tom moderno e tecnológico que queriam. O projeto é assinado por Landor.
Companhia Vale do Rio Doce
Para a marca Vale, a modernização de sua imagem é o item principal. É muito importante para uma marca em plena expansão global reforçar sua identidade, e nesse caso, foi um reforço e tanto. Todos os itens, inclusive o nome, mudaram. Seu desenho, cores e tipografia tornaram-na mais próxima do mundo sem perder sua consistência como marca, afastando sua imagem completamente “engessada” pelo tempo. Seu projeto é assinada por Lippincort Mercer e Cauduro Martino.
Discovery Channel
O canal Discovery Channel resolveu dar mais destaque ao seu nome e menos para o globo – um verdadeiro ícone para o canal. Mais uma vez podemos observar o interesse por uma identidade mais contemporânea, leve e menos “engessada”. A mudança na cor e tipografia fizeram uma diferença e tanto. O projeto é assinado por Viewpoint Creative.
Carrefour
Podemos dizer que a rede de supermercados francesa Carrefour se conteve mais nas mudanças de sua identidade. A tipografia ficou maior, mais arejada, fina e arredondada, enquanto a sobreposição da letra C deixou curvas mais suaves para a identidade. O tom de azul também ficou mais claro. Não encontramos registro de quem assinou seu projeto. Projeto assinado por Wolff Olins.