Nova disputa entre navegadores
06 AGOOs anos vão passando e continuamos observando o navegador da Microsoft cair no ranking dos navegadores. Ainda bem, convenhamos de que o Internet Explorer sempre deixou muito a desejar, tirando alguns pontos bem específicos. Mesmo com o lançamento da versão 9 e agora com a versão 10, boa parte das melhorias são lançadas com um bom atraso em relação aos seus concorrentes Google Chrome, FireFox e Safari.
O gráfico abaixo nos mostra como as versões do Internet Explorer tem perdido usuários e em contrapartida, o Google Chrome assume a liderança assustadoramente.
Observamos também a morte de versões do FireFox conforme suas atualizações vão surgindo. O que não ocorre com o Google Chrome já que suas atualizações são feitas automaticamente através do próprio aplicativo. Isso é ótimo para os usuários já que estão sempre com a última versão do navegador. Conseguimos entender melhor pelos gráficos abaixo.
Enquanto isso, Paul Irish publicou em seu blog as novas diretrizes da Microsoft para seus navegadores. Talvez algo para o lado da Microsoft. Os IE6/IE7 dos Windows WP serão atualizados para o IE8. No Windows Vista e Windows 7 terão os IE7/IE8 atualizados para o IE9. Já o IE10, pelo que parece só funciona no Windows 7+, mas enquanto sua política não foi publicada para os usuários do Windows 7, qualquer usuário do IE8/IE9 poderia usa-lo. Outra notícia interessante dada na matéria, é que o Windows mudou o status da atualização do Internet Explorer nos updates do Windows. Antes, esse tipo de atualização era caracterizada como “Recomendada”. Agora passará a ser “Importante” e assim será atualizado automaticamente, o que será ótimo para os desenvolvedores que poderão abandonar aos poucos o trabalho de cross-browser para as versões mais antigas do IE.