Bing tenta mudar hábito de pesquisar no Google
06 SETA microsoft lançou um hotsite, Bing It On, para promover um “teste cego” entre o seu buscador Bing e o líder disparado de mercado, Google. O teste funciona da seguinte forma, o usuário pesquisa um termo que é procurado nos dois buscadores simultaneamente. O hotsite retorna os dois resultados e coloca um ao lado do outro para que o usuário escolha qual listou os resultados mais relevantes, mas sem saber sua origem. Após cinco rounds, é mostrado ao usuário quais foram suas escolhas e o resultado final.
Eles resolveram também ir às ruas para realizar o teste pessoalmente. Vejam o vídeo abaixo.
A estratégia da Microsoft é mudar o hábito antigo e praticamente automático de pesquisar no Google. Além disso, quer mostrar que seus resultados são melhores ou tão bons quanto o de seu concorrente, fortalecendo sua reputação um tanto abalada por críticas diversas e até acusação do próprio Google de copiar suas indexações.
Participamos do teste e o resultado ficou empatado. Em alguns termos pesquisados, os resultados foram os mesmos mas mudando apenas a forma como as páginas internas eram mostradas junto com a página principal. Em outros termos os resultados foram levemente diferentes, pelo que parece o Google prioriza a url (mostrou primeiramente o resultado da página da banda Pink Floyd primeiro e depois a página do Wikipédia) e no Bing foi exatamente o contrário.
Aproveite e faça você o teste e nos diga qual foi o seu resultado e o que achou.
2 Comentários
Oz disse:
06/09/2012mano, o bing é gilberto barros e o google é o silvio santos
flatau disse:
06/09/2012O google tem mais de 80% do mercado…
Ainda entre os dez buscadores mais usados estão Yahoo 1,05%, Ask 0,40%, Bing 0,34%. Posicionar ao lado do Google é uma ótima estratégia de mkt. Ponto para o BING!