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Logos | redesign de marcas – parte 2

10 JUL

Redesenho-de-logotipos-parte-2

Depois de um bom tempo, estamos retomando uma série de artigos sobre redesenho de marcas para continuar analisando cada exemplo e estratégia adotada.

Como dissemos no artigo anterior, o redesenho de logotipos tem na maioria das vezes a intenção de aproximar a marca de seu público através de uma imagem inovada, moderna e simpática. O redesenho funciona como uma espécie de renovação do projeto, podendo melhorar e se antecipar para o mercado dos próximos anos.

Buscapé

redesgin-do-logo-buscape-brz-comunicacao

As mudanças adotadas pela Buscapé vão desde a tipografia e a escrita do nome da marca em caixa baixa até a simplificação da estrutura que da suporte ao logotipo. Na versão anterior podemos perceber que a figura possuía um movimento da esquerda para a direita, provavelmente para enfatizar a agilidade da busca para facilitar sua compra. O projeto é assinado pela Ana Couto Branding.

CNN Espanhol

redesgin do logo cnn em espanhol

Outro exemplo da simplicação é do canal de notícias CNN Espanhol. O logotipo anterior já era bem simplificado porém alteraram a frase em preto “en espanhol” para um simples til. Percebe-se também que o seu desenho base continua moderno mesmo não tendo sido alterado nessa nova fase.

Myspace

redesgin do logo myspace

Acho que não há outro exemplo melhor do que este para casos de simplificação da identidade visual. O Myspace adotou um posicionamento mais arrojado para modernizar sua imagem e tentar manter seu mercado. Quase nada foi deixado, tipografia alterada, símbolo removido e o “space” ficou abstrato e representado pela linha.

Cisco

redesgin do logo da cisco

A Cisco também simplificou sua identidade visual mas manteve a tradicional ponte em seu desenho, mesmo que seja de uma forma mais abstrata. A tipografia acompanha essa simplificação e ganhou destaque. O logotipo ganhou um espaço maior para respirar e ficou mais leve, ótimo para uma empresa do mercado de tecnologia.

O Boticário

redesgin do logo de O Boticario A tradicional marca O Boticário vem mudando sua identidade conforme sua evolução como marca. Começando por seu nome numa tipografia serifada estampada num bloco sólido e verde, passando para um desenho mais leve e com uma fluidez. Já o atual logotipo não possui uma tipografia serifada, foi adicionado um grafismo para ressaltar o B e que é usado como apoio nos diversos materiais de comunicação da marca. Já em relação a cor, a mudança foi mais drástica. O verde tradicional foi deixado de lado para que outras cores da nova paleta pudessem tomar lugar, tanto no fundo como no logotipo. Esse também apresenta outras formas de aplicação além do horizontal tradicional. O projeto é assinado pela FutureBrand de São Paulo.

Starbucks

Redesgin do logo Starbucks

Outra marca que resolveu investir na simplificação em seu redesenho foi a Starbucks. A evolução nos mostra claramente essa tendência, dando cada vez mais espaço para seu desenho central e seu nome ficou ausente.

Kraft Foods

redesgin-do-logo-kraft-foods

Eis um exemplo inverso do que apresentamos até o momento. A Kraft Foods desfez sua identidade mais sólida e equilibrada para um desenho um pouco mais sofisticado, com slogan e um desenho de suporte. Nesse caso, uma mudança significativa foi colocar seu nome por extenso para enfatizar seu posicionamento. O slogan abaixo da marca reforça ainda mais, com “Make today delicious”.

AOL

redesgin do logo AOL

Como última referência de redesenho mas não menos importante, a AOL mudou drasticamente sua identidade visual. Antes tínhamos um modelo tradicional e até certo ponto ultrapassado. Hoje possuem uma base que permite qualquer imagem de suporte, desde que se possa notar o nome da marca em branco. A ideia cria uma liberdade antes proibida para a renovação, a qualquer hora. No portal da AOL, você verá que a imagem é alterada sempre que o usuário atualiza a página. Isso traz novidade, mudança, interesse. Atributos possivelmente desejados pela AOL.

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1 Comentário

  1. ADEllE disse:

    31/01/2014

    Adorei o artigo, estava estudando sobre a descomplicação de logos, uma tendência visual para 2014 e me ajudou bastante!

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